quinta-feira, 3 de maio de 2012

Saraiva

António da Cruz Pinto Saraiva, natural do Peso da Régua, onde nasceu a 3 de Maio de 1934, iniciou a sua carreira futebolista no clube da sua terra natal, o Sport Clube da Régua.

Saraiva alinhou depois pelo Salgueiros no Estádio das Antas, onde deu nas vistas, mas acabou por regressar depois ao Sport Clube da Régua, nessa altura o F. C. Porto estava interessado no jogador, mas graças à influência de um tio da sua esposa, que era das Caldas da Rainha, a transferência ficou encaminhada e o Caldas comprou a “carta de desobrigação” onde iniciou a época de 1955/56 sob o comando do então treinador Fernando Vaz.

                                                                               Em luta com o Vadinho (Sporting)

Saraiva deu nas vistas depois de se evidenciar a grande nível no Caldas Sport Clube nas duas épocas que se seguiram e entre as ofertas do Porto, Benfica e Barcelona, acabou por ir para à Luz em 1959, quando o Caldas desceu à 2.ª Divisão Nacional.

                                                                    Corta Saraiva, anulando mais um ataque do Benfica

O grande jornalista Artur Agostinho tinha por hábito nos seus relatos, exclamar: "Corta Saraiva do Caldas" quando havia um corte do Saraiva numa jogada com muito perigo para a baliza do Caldas.

No Benfica, jogando como defesa central,  às ordens de Bella Gutman, Saraiva foi Bi-Campeão Europeu, fazendo dupla com o seu companheiro de equipa Germano.

Embora vivendo actualmente em Portimão, o povo de Peso da Régua não o esqueceu e desde Janeiro de 2008 que o Pavilhão Multiusos da cidade natal tem o seu nome, "António Saraiva".

Sem comentários:

Enviar um comentário