João Rita, natural de Galveias, onde nasceu a 13 de Setembro de 1930, iniciou a sua carreira no Caneças aos 14 anos e, logo passou aos Júniores do Atlético na época de 1947/48, mantendo-se neste clube até 1955, sem conseguir atingir a 1.ª categoria, "tapado" por Ernesto Correia.
O Futebol Clube do Porto e o Beira-Mar andavam a cobiçá-lo. Mário Imbélloni quis levá-lo para o Braga, mas o seu destino seria o Caldas Sport Clube que, através do seu presidente Artur Capristano, lhe ofereceu 20 contos e colocação na empresa de camionagem "Capristanos."
Foi cedido ao Caldas Sport Clube, aos 24 anos, na época de 1955/56 com o ordenado de 1.500$00, onde passou a ser titular da equipa, durante 4 temporadas em que o Caldas Sport Clube se manteve no escalão maior e ainda mais 6 épocas nas 2.ª e 3.ª Divisões Nacionais.
Rita lembra com saudade o grande jogador argentino Di-Pace do Belenenses e o grande guarda-redes Carlos Gomes do Sporting, que diz ter sido o melhor guarda-redes que viu actuar.
Rita defendendo a soco perante a acção de José Águas (Benfica)
Nas quatro temporadas que militamos na 1.ª Divisão tivemos muito bom comportamento e obtivemos bons resultados, por exemplo:
Empatámos com o Benfica 0-0 no Estádio da Luz e vencemos o Benfica no Campo da Mata por 3-2, vencemos o Belenenses no Estádio do Restelo 1-0 e vencemos o Belenenses 1-0 no Campo da Mata, empatámos com Porto 3-3 e com Sporting 0-0 também no Campo da Mata.
Nem todas os clubes conseguiram obter estes resultados, perante os chamados grandes.
Nem todas os clubes conseguiram obter estes resultados, perante os chamados grandes.
Feliz por ver esta página dedicada ao meu avô. Bem haja.
ResponderEliminarDiana Martins