André João Piteira, nasceu em São Mamede, em Évora no dia 17 de Setembro de 1925. Iniciou a sua carreira de futebolista no Clube de Futebol Estrela da Amadora na época de 1944/45. Passou pelo Sporting Clube de Portugal na temporada de 1947/48, voltando ao Estrela da Amadora na época seguinte, onde se manteve até final de 1951.
Por fim, Piteira mais conhecido por "Pé-de-Léke", executante exímio na arte de bem pontapear a bola, chegava às Caldas da Rainha, contratado pelo Caldas Sport Clube, onde veio a fazer uma carreira brilhante como jogador avançado e defesa, contribuindo com a sua classe e habilidade para inúmeros triunfos obtidos pela sua equipa, em outras tantas tardes inesquecíveis no Campo da Mata.
Piteira perseguindo o Vasques (Sporting)
Depois de um longo período ao serviço do Caldas Sport Clube, Piteira, transitou para o Beira-Mar, mais uma vez demonstrou o seu estatuto de grande jogador, integrando a turma que venceu o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão e, por consequência, o clube aveirense ascendeu na época seguinte à 2.ª Divisão Nacional.
Quando, por motivos de saúde, o atleta foi obrigado a deixar a prática do futebol, Piteira, foi alvo de uma justa homenagem que teve lugar no Campo da Mata, onde tantas vezes tinha ouvido os aplausos frenéticos das multidões e sentido o calor humano de uma cidade inteira.
De salientar que o popular jogador recebeu, entre outras distinções, a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, a Medalha de Sub-Campeão da 2.ª Divisão ao serviço do Caldas e a Medalha de Campeão Nacional da 3.ª Divisão, esta ao serviço do Beira-Mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário