sexta-feira, 26 de junho de 2009

Subida à I Divisão Nacional

Os Gloriosos atletas do Caldas depois de vencerem o Boavista por 4-1

Depois de ser Vice-Campeão Nacional da II Divisão, o Caldas Sport Clube teve que disputar uma liguilha para subir de divisão.
Dois jogos com o Boavista Futebol Clube, um em casa e outro fora, que terminaram empatados, não foram suficientes para saber quem iria jogar na I Divisão, foi preciso realizar um terceiro jogo em campo neutro.
Assim, a 26 de Junho de 1955, o Caldas Sport Clube defrontou o Boavista Futebol Clube, no Estádio Municipal de Coimbra. No final do encontro o Caldas SC venceu por 4-1.
Mariano Amaro, o internacional jogador do Belenenses e da Selecção Nacional, mais conhecido pelo "Nanas", no seu bairro em Alfama, foi o treinador responsável pela subida à I Divisão Nacional.

Mariano Amaro comentou no final do jogo e disse a um repórter de um jornal desportivo:

"Quando uma equipa joga com alma, é difícil ao adversário, subjugá-la. Uma equipa vinda da II Divisão traz consigo muita genica, o que faz desorientar e tremer os chamados grandes." 
Caricatura da equipa do Caldas Sport Clube da subida à 1.ª Divisão Nacional

Naquela noite, na Praça da República, nas Caldas da Rainha, uma enorme multidão cheia de entusiasmo popular, aguardou durante horas a chegada dos heróis da tarde, entre eles Mariano Amaro, para os poder saudar e aplaudir, numa manifestação inesquecível de enorme alegria. 

Já falecido, o seu nome (Mariano Amaro) jamais será esquecido nas hostes caldenses.
"Obrigado Mariano Amaro, sem ti, o Caldas Sport Clube nunca teria alcançado o escalão maior do Futebol Nacional."

Sem comentários:

Enviar um comentário