terça-feira, 13 de setembro de 2011

João Rita

João Rita, natural de Galveias, onde nasceu a 13 de Setembro de 1930, iniciou a sua carreira no Caneças aos 14 anos e, logo passou aos Júniores do Atlético na época de 1947/48, mantendo-se neste clube até 1955, sem conseguir atingir a 1.ª categoria, "tapado" por Ernesto Correia.

O Futebol Clube do Porto e o Beira-Mar andavam a cobiçá-lo. Mário Imbélloni quis levá-lo para o Braga, mas o seu destino seria o Caldas Sport Clube que, através do seu  presidente Artur Capristano, lhe ofereceu 20 contos e colocação na empresa de camionagem "Capristanos."

Foi cedido ao Caldas Sport Clube, aos 24 anos, na época de 1955/56 com o ordenado de 1.500$00, onde passou a ser titular da equipa, durante 4 temporadas em que o Caldas Sport Clube se manteve no escalão maior e ainda mais 6 épocas nas 2.ª e 3.ª Divisões Nacionais.

Rita lembra com saudade o grande jogador argentino Di-Pace do Belenenses e o grande guarda-redes Carlos Gomes do Sporting, que diz ter sido o melhor guarda-redes que viu actuar. 

Rita defendendo a soco perante a acção de José Águas (Benfica)

Nas quatro temporadas que militamos na 1.ª Divisão tivemos muito bom comportamento e obtivemos bons resultados, por exemplo:

Empatámos com o Benfica 0-0 no Estádio da Luz e vencemos o Benfica no Campo da Mata por 3-2, vencemos o Belenenses no Estádio do Restelo 1-0 e vencemos o Belenenses 1-0 no Campo da Mata, empatámos com Porto 3-3 e com Sporting 0-0 também no Campo da Mata.
Nem todas os clubes conseguiram obter estes resultados, perante os chamados grandes.

1 comentário:

  1. Feliz por ver esta página dedicada ao meu avô. Bem haja.

    Diana Martins

    ResponderEliminar